sexta-feira, 23 de outubro de 2009



Cigana Escrava que Venceu os Mares(com sua Fé e Virou Santa)Conta a lenda que Maria Madalena, Maria Jacobé, Maria Salomé,José de Arimatéia e Trofino, jO DOM DA VIDÊNCIAOs ciganos acreditam que Deus os colocou no mundo para praticar o dom da adivinhação com a finalidadede ajudar seus semelhantes.Mas são as ciganas que mais exercem esse privilégio.Aos sete anos, elas aprendem a ler a sorte e depois de mais de sete anos seguidos,elas saem às ruas para atender as pessoas.Além da Quiromancia (leitura das mãos),as ciganas podem exercitar a vidência atravésde vários objetos como pedras, moedas, borra de café,copo d’água, bola de cristal, jogos de carta e Tarô.As ciganas transmitem energia pelo olhar e recebem a mensagem das pessoas pelo olho místico,que se encontra localizado no meio da testa e na palma da mão.Esse dom da adivinhação não é usado somente para prever o futuro,como também para detectar algum problema de saúde.Para manter esse dom, a mulher cigana não devenunca cortas os cabelos porque,ao faze-lo, terá sua força energética diminuída.unto com Sara, uma cigana escrava,foram atirados ao mar, numa barca sem remos e sem provisões.Desesperadas, as três Marias puseram-se a orar e a chorar.Aí então Sara retira o diklô (lenço) da cabeça, chama por Kristesko (Jesus Cristo)e promete que se todos se salvassem ela seria escrava de Jesus,e jamais andaria com a cabeça descoberta em sinal de respeito.Milagrosamente, a barca sem rumo e à mercê de todas as intempéries,atravessou o oceano e aportou com todos salvos em Petit-Rhône,hoje a tão querida Saintes-Maries-de-La-Mer.Sara cumpriu a promessa até o final dos seus dias.Sua história e milagres a fez Padroeira Universal do Povo Cigano,sendo festejada todos os anos nos dias 24 e 25 de maio.DITADOS Dentro da comunidade cigana,o casal em que um dos dois seja impossibilitado de ter filhos,embora amando-se, a comunidade faz com que se separem, porque o amor que se têm pela perpetuação da raça superaou abafa qualquer outro sentimento.A família, para o povo cigano, é o seu maior patrimônio.• "NAI LOVÊ ANDÊ LUMA CAI POTINEL IEC SHAVO"( Não existe dinheiro no mundo que pague um filho).• "MAI FALIL IEC CHAU ANDO DJY, DIKÊ IEK GUNÔ PERDO GALBENTSA"( Mais vale um filho no ventre do que um baú cheio de moedas de ouro);

COSTUMES

Nenhum comentário:

ORAÇÃO

Uma oração a Sara Kali pela cigana:

Tu Sara Kali que estás no céu, olhem por teus filhos que estamos aqui na terra. Nos cubra com sua misericórdia e amor. Que o seu manto nos envolva a todos neste momento tirando de nós todas as tristezas, as doenças, as invejas, as mágoas. Tu que sofreste em vida, sabe o que cada um de nós está passando, nos dê força pára superarmos todas as provações e as dificuldades, que envolvidos por seu amor, sairemos ilesos de tudo isto. Tu minha mãe Sara nos conceda, saúde, felicidade, harmonia, prosperidade, amor, fé e paz de espírito. Segure em minha mão, e como uma mãe bondosa que olha para uma criança, nos leve para os caminhos que devemos trilhar e nunca nos deixe cair, nos caminhos que nos levará para longe de ti. Santa Sara, que eu seja digno do seu amor e de sua proteção, • abençoe, minha vida e da minha família, a de meus amigos e de meus inimigos, para que assim ele possa se distanciar de mim, e não mais me direcionar nenhum mal.
Permita que eu beije suas mãos e seu coração, que eu seja sua filha •-. abençoada para o todo sempre.
Amém!
Aqui se cultua a arte de viver bem e feliz com Liberdade!Amor, Caridade, Prosperidade, e Ouro!
"Salve os Espíritos e o Povo Cigano.Salve sua força; Salve sua luz; e Salve seu poder!"
A Magia Cigana me encanta, o modo como ele vêem Deus a natureza, as cores, a espiritualidade, o futuro as sensações, como ele vêem a vida e a morte, amor...
enfim como eles vêem o mundo, mas a magia cigana...me fascina a cada dia , a cada momento.

COMO OS CIGANOS SÃO CONHECIDO PELO MUNDO

  • GITANOS - NA ESPANHA
  • GYPSIES - NA INGLATERAA
  • BOÊMIOS - NA ALEMANHA
  • ZÍNGAROS - NA ITÁLIA
  • ROM - EUROPA ORIENTAL

ROMANÊS IDIOMA DO POVO CIGANO


O Romanês, um idioma muito diferente do português e exclusivo deste povo, é um vocabulário que se originou pela mistura de muitos outros, resultado de suas andanças pelo mundo. É impossível vinculá-lo a um único idioma ou etnia. Conheça algumas palavras e sua tradução:

PEQUENO DICIONÁRIO ROMANÊS
olhos - Aruvinhar
chorar - Bales
cabelos - Baque
sorte, fortuna, felicidade - Bato
pai - Brichindin
chuva - Cabén
comida Cabipe:
mentira -Cadéns
dinheiro - Calin
cigana -Calon
Cigano- Churdar:
roubarDai (ou Bata):
mãe-Dirachin:
noite-Duvêl:
Deus, Nosso Senhor, Cristo -Estardar:
prender - Gadjó:
não cigano -Gajão:
brasileiro, senhor - Gajin:
brasileira, senhora -Jalar:
ir embora -Kachardin:
triste -Kambulin:
amor- Lon:
sal Marrão:
pão -Mirinhorôn:
viúva -Naçualão:
doente - Nazar:
flor -Paguicerdar:
pagar - Panin:
água - Paxivalin:
donzela - Querdapanin:
português- Quiraz:

queijo- Raty:
sangue - Remedicinar:
casar - Ron:
homem - Runin:
mulher - Sunacai:
ouro - Suvinhar:
dormir- Tiráques:
sapatos - Trup:
corpo - Urai:
imperador ou rei - Urdar:
vestir - Vázes:
dedos ou mão - Xacas
ervas - Xinbire
aguardente - Xôres

Minutos De Sabedoria

Seguidores

Sou da Rede Brasileira de Umbanda

Pesquisar

SUNTÔ MARIONÊ ( AVE MARIA) ROMANÊS


"Suntô Mariônê, pérdô san andô svêtô ô Del tu sai. Uusi san angla sá e juvliá uusôi ô fruktô kai arakádilas tutar Jesus. Suntô Mariônê Del leski dei rudissar paala amarrê becerra akaanak ai kana méérassa.Amém"